Encontro de Mulheres Camponesas e Agentes da CPT do Vale do Jequitinhonha, MG

Encontro de Mulheres Camponesas e Agentes da CPT do Vale do Jequitinhonha, MG.

Foto: Edivaldo Ferreira Lopes.

A CPT/MG (Comissão Pastoral da Terra) realizou um Encontro de Mulheres Camponesas das comunidades acompanhadas pela CPT das Dioceses de Almenara e Araçuaí e agentes da pastoral. O Encontro aconteceu nos dias 07 e 08 de dezembro de 2018, no Centro Diocesano da Diocese de Araçuaí, cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, MG.

Participaram 25 mulheres das comunidades: Cabeceira do Piabanha e Assentamento Dom Luciano de Salto da Divisa, Marobá dos Teixeira e Marobá de Almenara, Paraguai de Felisburgo e Lagoa Grande de Jenipapo de Minas, agentes de pastoral da CPT e a irmã Euphemier Nkurikiye, da Paróquia São Pedro, município de Almenara.

Contamos com assessoria da professora Aline Weber da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) que refletiu conosco sobre o tema Relações de Gênero na sociedade atual. Contamos também com a assessoria da Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Shirley, da Comarca de Turmalina, que contribuiu de forma muito proveitosa sobre os temas: Ciclos de Violência contra as Mulheres e como formalizar denúncia contra as violências sofridas. Foi um momento muito rico de escuta, de troca de experiências diversas e enriquecedor para a libertação das mulheres que se sentiram aliviadas e com o sentimento de que é possível construir uma sociedade justa e solidária.