Em Ibirité, MG, racismo estrutural viola direito à moradia de famílias pobres, enquanto construções de “ricos” estão na beira da ferrovia

Em Ibirité, MG, racismo estrutural viola direito à moradia de famílias pobres, enquanto construções de “ricos” estão na beira da ferrovia

Em Ibirité, MG, ao lado da ferrovia da MRS Logística S/A e da Ferrovia Centro-Atlântica S/A, ambas da mineradora Vale S/A (maior acionista) há Shopping de um lado e do outro lado prédio público do Fórum … Fotos: Arquivo CPT/MG

Urgente! Enquanto milhares de famílias estão sem moradia adequada em Ibirité, MG, sendo forçadas a permanecerem em áreas de risco como as mostradas na Reportagem do MGTV – MG Móvel – do dia 11/01/2023, a prefeitura de Ibirité, MG, segue “enrolando o povo com a barriga” sem fazer as obras necessárias para contenção de encostas e não realiza política habitacional séria e popular, que construa moradias adequadas para milhares de famílias.

POR OUTRO LADO, a megaempresa MRS Logística S/A, da Vale S/A, com a cumplicidade da Prefeitura de Ibirité expulsou 21 famílias no bairro Jd. Ibirité e outras 15 famílias no bairro Morada da Serra, SEM CONSEGUIR DECISÃO JUDICIAL PARA RETIRAR AS FAMÍLIAS e após “Termos de acordos” com sérios indícios de coação e DEMOLIU 36 casas nos dois bairros acima citados. Muitas destas famílias que foram forçadas a assinar acordo só conseguiram comprar um barraco em área de vulnerabilidade social e risco. Exigimos ação efetiva e rápida da Prefeitura de Ibirité no atendimento aos clamores de milhares de famílias por moradia adequada e exigimos respeito às famílias que resistem no Jd. Ibirité e no Morada da Serra. As famílias do Jd. Ibirité, que resistem, têm direito à Regularização Fundiária, porque estão na posse do terreno há mais de 50 anos, em área plana, sem risco nas casas, nem nos quintais e estão fora da faixa de servidão da ferrovia da MRS Logística S/A. Esperamos atuação firme do Ministério Público de MG e da Defensoria Pública de MG, em Ibirité, MG, na defesa das famílias na garantia do direito a morar adequadamente.

Assina esta Nota:

Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)

Ibirité, MG, 12 de janeiro de 2023

Prefeito de Ibirité/MG deixa milhares de famílias sem moradia adequada: MG Móvel, TV Globo, denuncia

Fotografias, abaixo, demonstram o racismo estrutural em Ibirité, MG, implementado pela Prefeitura, pela megaempresa MRS Logística S/A etc.

Antena gigante e prédios ao lado da ferrovia, em Ibirité, MG.
Antena gigante e prédios ao lado da ferrovia, em Ibirité, MG. Se a antena gigante cair poderá matar pessoas, destruir moradia e casas danos no uso da ferrovia.
Barrancos com processos erosivos e antena gigante ao lado da ferrovia, em Ibirité, MG.
Casas de “ricos” do outro lado da ferrovia, no local onde 21 famílias foram despejadas, em Ibirité, MG. Exemplo de racismo estrutural.
Clube Itapoã ao lado da ferrovia em Ibirité, MG.
Trem da MRS Logística S/A, da mineradora Vale S/A, passando na ferrovia distante apenas 3 metros da Prefeitura de Ibirité, MG.
Trem da MRS Logística S/A, da mineradora Vale S/A, passando na ferrovia distante apenas 3 metros da Prefeitura de Ibirité, MG. Se aqui pode, por que insistir em despejar mais de 100 famílias nos bairros Jd. Ibirité e no Morada da Serra, em Ibirité, onde famílias pobres têm a posse do terreno há décadas?