NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO a mineradora Santa Paulina: “Respeite o nome de Santa Paulina!”

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO a mineradora Santa Paulina: “Respeite o nome de Santa Paulina!”

Escritório da Mineradora Santa Paulina, ao lado das brutais crateras de mineração ao lado de mananciais necessários para o abastecimento público de Ibirité, MG, e mais 160 bairros da região do Barreiro em Belo Horizonte, MG. Foto: Arquivo CPT-MG. 21/05/23

Nós, irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Santa Paulina, vimos por meio desta manifestar o nosso veemente repúdio à mineradora que se auto denomina “Santa Paulina”.

A vida de Santa Paulina, “toda de Deus e toda dos irmãos”, concretizada em várias atitudes e obras que a levou a ser declarada Santa em 19 de maio de 2002, foi marcada pela “sensibilidade em perceber os clamores da realidade e disponibilidade para servir aos mais necessitados, especialmente aos que estão em situação de maior injustiça”, carisma, legado à sua Congregação. A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição também tem como horizonte inspirador “Sair depressa, como discípulas de Jesus Cristo, em dinamismo missionário, itinerante e sinodal, para ser bênção e testemunhas do Reino, servindo com alegria e esperança, onde a vida clama” (documento capitular de 2021-2026).

Brutais crateras de mineração ao lado de mananciais necessários para o abastecimento público de Ibirité, MG, e mais 160 bairros da região do Barreiro em Belo Horizonte, MG. Foto: Arquivo CPT-MG. 21/05/23

Portanto, diante do histórico de compromisso em defesa da vida de Santa Paulina e da Congregação, desde sua fundação em 1890, queremos explicitar por meio desta Nota Pública a nossa indignação com relação ao uso indevido de Santa Paulina e afirmar que não temos vínculo algum com tal mineradora e ainda mais, nossa total desaprovação da apropriação do título de “nossa fundadora”,  Santa Paulina, padroeira dos necessitados e de todos e todas que assumem o compromisso junto aos que são injustiçados e violentados em seus direitos, como temos acompanhado as tragédias-crime de mineradoras em Brumadinho, Ibirité e Sarzedo e em outras  localidades de Minas Gerais, cujas consequências estão estampadas na vida de inúmeras famílias que perderam seus entes queridos, amigos, terra, casa, os seus pertences culturais, desastres ecológicos…danos irreparáveis!

Posto isso, eu, Irmã Rosane Ludim, superiora Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, convoco os devotos e as devotas de Santa Paulina e as demais pessoas que não compactuam com as ações da mineradora “Santa Paulina” a assinarem conjuntamente com nossa Congregação esta nota de repúdio.

Exigimos respeito ao nome de Santa Paulina. É inadmissível usar o nome de Santa Paulina para acumular capital e devastar brutalmente os municípios de Ibirité, Sarzedo, Mário Campos e Belo Horizonte, devastando mananciais quem abastecem cerca de 700 mil pessoas (toda a população de Ibirité e uns 160 bairros da região do Barreiro, em Belo Horizonte) e sacrificar centenas de famílias de agricultores familiares que produzem alimento e renda nos municípios de Ibirité, Sarzedo e Mário Campos. Repudiamos também o governo de Minas Gerais por ter em apenas cinco linhas autorizado a retomada de mineração desta mineradora, ignorando laudo da SEMAD do Governo de MG que, em 2021, em mais de 20 páginas demonstrou que é impossível retomar a mineração nas crateras deixada por esta mineradora sem afetar de forma brutal os mananciais de abastecimento público e a área do entorno do Parque Estadual Serra do Rola Moça.

Em tempos de Emergência climática com eventos extremos cada vez mais letais temos que garantir preservação ambiental e as condições necessárias para a reprodução da vida humana em sociedade e de toda a biodiversidade. Isto o papa Francisco pede de nós também na encíclica Laudato Sí.

Assinam esta Nota Pública:

Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição de Santa Paulina

Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)

Centro de Estudos Bíblicos (CEBI-MG)

São Paulo, SP, 25 de maio de 2023

Fonte: Confira o conteúdo pelos canais de comunicação da CIIC (Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada pela Santa Paulina!

➡Instagram: https://www.instagram.com/p/CtKO0MJvLxQ/

➡ Facebook: https://www.facebook.com/santapaulinaoficial/posts/pfbid02Lwb6pBDKztgCf1zqDaR6bFpi6RJ18r67RcrF8FkEYZYcUpnBaMQquavBy85C1cnql

Curta, comente e compartilhe!

Obs.: As videorreportagens nos links, abaixo, versam sobre o assunto tratado, acima.

1 – Audiência Pública na ALMG: ilegalidades e violências da mineradora Santa Paulina em Ibirité, MG!

2 – Mineradora Sta Paulina em Ibirité/Sarzedo/MG acabará c água de 700 mil pessoas /Agricultura Familiar

3 – Mineradora Santa Paulina ameaça segurança hídrica de Ibirité/MG, BH e RMBH. Fora, Santa Paulina!

4 – Povo e Meio Ambiente de Ibirité/MG e Sarzedo/MG não suportam mais mineração. Fora, Santa Paulina!

5 – Henrique Lazarotti defende o Meio Ambiente e repudia mineração Santa Paulina, em Ibirité, MG, n ALMG

6 – Crateras da mineração Santa Paulina em Ibirité, MG, clamam por revitalização. Vídeo 7 – 31/10/2019