Denúncia: Seguranças armados da Vale S/A ameaçam e intimidam Indígenas  na Retomada XuKuru Kariri, em Brumadinho, MG

Denúncia: Seguranças armados da Vale S/A ameaçam e intimidam Indígenas  na Retomada XuKuru Kariri, em Brumadinho, MG

Fotos: Comunidade Indígena Xukuru Kariri, de Brumadinho, MG, 13/4/22

Hoje, dia 13 de abril de 2022, por volta das sete horas da manha os seguranças armados contratados pela empresa criminosa mineradora Vale S.A cometeram mais um crime contra a etnia Xukuru Kariri que estão em processo de retomada do Território em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Desde que iniciou a Retomada, os seguranças armados da Vale S/A mantêm guarda na entrada do Território da Aldeia Xukuru Kariri, que hoje está judicializado pela empresa Vale S/A, que tenta expulsar a comunidade intimidando todas as pessoas que necessitam entrar na retomada, indígenas e apoiadores. Os seguranças armados da Vale S/A impedem, sem nenhuma autorização judicial, que os carros entrem na Retomada, até mesmo para levar água e alimentação. Assim, a Comunidade Indígena Xukuru Kariri improvisou outro acesso para a circulação das pessoas.  Hoje pela manhã, as mulheres e as crianças, ao dirigir-se para o distrito de Aranha, no município de Brumadinho, para resolver questões de acesso a educação, deparam-se com caminhões despejando terra no acesso da comunidade, como pode ser visto na foto abaixo.

Esta ação criminosa da mineradora Vale S/A contra os povos indígenas intensifica a ameaça e a violação da privacidade dos povos. Mais um ato violento de intimidação psicológica a todo o povo indígena, especialmente às crianças, aos idosos e às mulheres.

No dia 27/03/2022, os indígenas Xukuru Kariri verificaram, na entrada da Retomada, onde os seguranças armados da Vale ficam dia e noite, um pneu de um dos carros dos indígenas furado a faca, inclusive registrado em um Boletim de Ocorrência na sede do município de Brumadinho. No momento do registro do B.O, a PM local ofereceu dificuldades para que as lideranças indígenas registrassem o fato ocorrido.  

As duas retomadas, Xukuru Kariri e Kamakã Mongoió, ambas em Brumadinho, MG, e em conflito com a empresa Vale S/A, vem sofrendo intimidação dos seguranças armados da Vale S/A. Os povos relatam diversos casos e formas de violência que vem sofrendo nestas áreas. A Vale S/A não tem autorização judicial para retirar as comunidades e mesmo assim, violando o direito dos indígenas de reivindicar seus territórios de vida, previstos na Constituição Federal. Absurdo a Vale S/A continuar proibindo o direito de ir e vir dos Povos Indígenas da Aldeia Xukuru Kariri, bloqueando a estrada.

Exigimos ação do Estado para a retirada dos seguranças armados da Vale S/A dos arredores das Retomadas. Após o assassinato do Rio Paraopeba e de 273 pessoas sepultadas vivas pela Vale S/A não podemos aceitar que a empresa Vale continue a violar os direitos também os povos indígenas. O Estado tem a obrigação de defender os povos indígenas. Ações são urgentes para resolver os graves conflitos. Cadê o Ministério Público estadual e Federal para agirem na proteção das comunidades Indígenas de Brumadinho? Até quando autoridades do Estado vão continuar de joelho diante do poderio da mineradora Vale S/A?

Brumadinho, MG, 13 de abril de 2022.

Assina esta Nota:

Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais (CPT/MG)