URGENTE: ACIDENTE FATAL NA BR-381 ENVOLVENDO CAMINHÃO CARREGADO DE MINÉRI

URGENTE: ACIDENTE FATAL MATA SEIS PESSOAS NA BR-381 ENVOLVENDO CAMINHÃO CARREGADO DE MINÉRIO

Foto: Reprodução Internet/ Vídeo Câmera Segurança

O tráfego de caminhões das mineradoras têm sido um dos principais protagonistas desses acidentes, segundo dados fornecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2022 a BR-381 registrou um tráfego médio diário de 23 mil veículos, sendo 8 mil caminhões, o que representa, 34,8%.

No dia 27 de novembro de 2023 ocorreu um trágico acidente na BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte”, um caminhão carregado de minérios perdeu o controle e bateu em diversos veículos, que resultou na morte de seis pessoas.

A permissão para o transporte de minerais nas vias públicas representa um risco para a vida de milhares de pessoas que utilizam esses trechos diariamente. Além disso, essa prática deveria ser considerada como improbidade administrativa, uma vez que há investimento público na manutenção das estradas, enquanto as mineradoras continuam a lucrar com a exploração dos nossos recursos naturais e ceifando vidas, sem pagar nem ICMs, pois são isentas pela Lei Kandir, que isenta as commodities para exportação do pagamento de ICMs. O estado de Mina Gerais deixou de arrecadar em ICMs por causa da Lei Kandir, mais de 160 bilhões de reais nos últimos 25 anos, o que daria para o estado de Minas Gerais pagar a dívida que tem com a União.

  • #MineraçãoAquiNão
  • #DigaNãoAoRodominério

Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais
28 de novembro de 2023