PORTAL DA COLÔNIA SANTA ISABEL AMEAÇADO POR GRANDE EROSÃO, em Betim, MG: patrimônio histórico cultural tombado em risco

PORTAL DA COLÔNIA SANTA ISABEL AMEAÇADO POR GRANDE EROSÃO, em Betim, MG: patrimônio histórico cultural tombado em risco

Fotos Divulgação: https://agendabetim.com.br/cidade/local/colonia-santa-isabel/

O Sítio Histórico Colônia Santa Isabel, situado à beira do rio Paraopeba, região de Citrolândia, município de Betim, MG, completou 100 anos desde o lançamento de sua pedra fundamental, em 24 de dezembro, em 1922, na antiga Fazenda do Motta. Trata-se de importante território que guarda remanescentes arquitetônicos neoclássicos de uma colônia construída a partir de uma política sanitarista profilática e de segregação adotada na década de 1920, voltada para o tratamento e a erradicação de doenças contagiosas, como o mal de Hansen, também conhecido como lepra. A colônia era composta por ruas largas, casas de médicos, enfermeiros, prédio, pavilhões, igreja, necrotério, cemitério, zonas de plantio, dentre outras benfeitorias.       

As antigas ruas da Colônia Santa Isabel guardam um tempo de muito estigma, segregação e sofrimento para a maioria de seus antigos moradores. Na década de 1930, chegou a abrigar quase 4.000 pacientes, que foram obrigados a sobreviver por décadas apartados, segregados e em confinamento.

O Portal da Colônia, tombado em nível municipal em 1998, conforme noticiado por jornais e denunciados por moradores de Betim, está ameaçado por uma grande erosão devido às fortes chuvas e passagem frequente de pesadas carretas de mineração na estrada estadual MG-155, que pode destruir este importante símbolo de luta e de resistência contra o preconceito à hanseníase. Enchentes frequentes no Rio Paraopeba e lama tóxica contaminada neste território tem sido uma grande preocupação de âmbito socioambiental e cultural. A população pede providências urgentes às autoridades sanitárias e patrimoniais.  

Segue para conhecimento Nota do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), organismo internacional da UNESCO, alertando sobre o valor arquitetônico e patrimonial do Portal, bem como, do conjunto urbano associado, para o Departamento de Estrada e Rodagem do Governo de Minas Gerais (DER), à Secretaria de Cultura do município de Betim e ao Conselho de Patrimônio de Betim. O ICOMOS reitera que o conjunto urbano da Colônia Santa Isabel possui importância também em nível nacional, se colocando à disposição para auxiliar em medidas que possam contribuir para a conservação desta estrutura singular (o belo Portal) e atender às necessidades específicas deste monumento cultural.   

Frei Chico (Francisco van Poul), um grande apoiador da cultura e da produção artística dos moradores da querida Colônia Santa Isabel, que faleceu recentemente, certamente iria denunciar esta triste situação, e recomendar medidas urgentes de proteção à sua população e ao seu patrimônio material e imaterial.   

Obs.: Abaixo, a Nota do ICMOS na íntegra reivindicando a conservação e proteção ao Portal da Colônia Santa Izabel, em Betim, MG.