Nota de solidariedade ao companheiro Welington Lamburgini

A Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais manifesta profunda consternação diante do recente atentado sofrido por Welington Lamburgini, advogado popular e membro da CPT-RO, nosso irmão mineiro. Queremos expressar nossa mais sincera solidariedade a ele.

No dia 17 de novembro, Lamburgini estava em sua residência com seus familiares quando foram surpreendidos por homens armados. Os invasores renderam todos presentes, promovendo tortura psicológica e física, além de levar as chaves de veículos e equipamentos eletrônicos de trabalho.

É lamentável constatar que Rondônia se destaca como um dos estados mais violentos no campo, conforme relatórios da CPT, que registraram 91 mortes por conflitos no campo entre 2011 e 2022.

Diante desse cenário, é crucial promover avanços nas políticas públicas de combate à violência no campo e de proteção aos defensores dos direitos humanos.

A Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, portanto, torna pública sua solidariedade a Welington Lamburgini, repudiando veementemente qualquer forma de violência, discriminação e desrespeito aos direitos humanos.

Além disso, solicitamos que as autoridades públicas ajam para investigar e responsabilizar os autores desse ato violento.

Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais
23 de Novembro de 2023