Denúncia urgente! Rajadas de tiros aterroriza a Comunidade Indígena Kamakã Mongoió em Brumadinho, MG

Denúncia urgente! Rajadas de tiros aterroriza a Comunidade Indígena Kamakã Mongoió em Brumadinho, MG

Hoje, dia 15 de março de 2024, sexta-feira, por volta das 17h30, a Comunidade Indígena Kamakã Mongoió, de Brumadinho, MG, onde o Cacique Merong foi encontrado morto na manhã de 04/03/24, no Território Kamakã Mongoió, estava em reunião com apoiadores e foi aterrorizada com rajadas de tiros, mais de 12 tiros, dentro do Território Kamakã Mongoió, próximo de onde estavam reunidos, na direção da Cachoeira batizada com o nome do Cacique Merong.

A PM foi acionada por vários/as apoiadores/as e chegou somente 2,5 horas depois, por volta das 19h30, e vistoriou algumas áreas do Território Kamakã Mongoió. Dia 19/03/24, terá Audiência Judicial na Justiça Federal sobre processo que a Mineradora Vale S/A move contra a Retomada Kamakã Mongoió.

Será terrorismo psicológico para abalar ainda mais a comunidade que já sofre luto brutal com a morte do Cacique Merong? Quem deu as rajadas de tiros? Quem mandou? Isto é mais um indício de que o Cacique Merong foi assassinado após muitas ameaças? O Cacique Rogério (irmão do Cacique Merong), a vice-cacica Katorã e toda a comunidade Kamakã Mongoió estão pedindo socorro e atenção das autoridades e exigindo proteção eficaz da Polícia Federal.

Assina esta Nota:

Cacique Rogério Kamakã

Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)

Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES)

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

Presidência do Partido dos Trabalhadores – PT – Brumadinho – MG

Ritual Indígena, Sagrado, Denúncias de Fogo e Clamor por Justiça, no Túmulo do Cacique Merong, no Território Kamakã Mongoió, em Brumadinho, MG, dia 09/03/2024