Acampamento Maria da Conceição irá erguer mais uma Escola do Campo

Acampamento Maria da Conceição irá erguer mais uma Escola do Campo, 1º/08/2018.

Trabalho coletivo na construção da escola. Foto: Gean Gomes

A perspectiva é que depois de estruturada a escola possa ter do ensino infantil ao médio, contemplando assim todas as faixa etárias.
Por Agatha Azevedo
Da Página do MST

Localizado no município de Itatiaiuçu, região metropolitana de Belo Horizonte, desde o 8 de março de 2017 o Acampamento Maria da Conceição ocupa as áreas do corrupto Eike Batista. Fruto da luta da Jornada das Mulheres do MST, o espaço tem sido mantido com trabalho e organização coletiva garantindo a produção de alimentos, construção de barracos e organização dos núcleos de base das famílias, e agora é a vez de mais uma tarefa militante, que é a construção da Escola do Campo.

Adriana, do setor de educação do Acampamento Maria da Conceição, fala sobre o significado político e sensível da construção de escolas nas áreas do MST. “Nossos alunos ficam isentos de preconceito. Na cidade, eles sofrem por ter poeira nos pés e por ser sem terra. A educação no MST trabalha com a ideia de pensar a formação dos jovens dentro da terra, trabalhando com o que eles vivem”, afirma.

A perspectiva é que a Escola esteja toda estruturada entre o final desse mês de julho ao início de agosto e um dos grandes sonhos dos companheiros e companheiras do acampamento é que essa escola tenha do ensino infantil ao médio. Além disso, a ideia é que funcione também o EJA (Escolarização de Jovens e Adultos), como uma forma de continuar educando jovens e adultos na área após o término da Jornada Mineira de Alfabetização “Sim, eu posso!”, que tem duas turmas funcionando no acampamento.

Arnaldo, que é responsável pela infraestrutura, conta que todo o acampamento se mobilizou para fazer a escola. “Poucas pessoas tem estudo e então nos organizamos pra fazer uma escola aqui, e nós estamos trabalhando nessa obra já fazem quase 6 meses!”.

A participação das mulheres é bem forte no acampamento, e elas também se destacam na construção. Segundo o Arnaldo, “é todo mundo junto e misturado!”. Porém, para esta etapa final, será preciso arrecadar doações de materiais e também de mão de obra.

Para colaborar, basta entrar em contato com a regional metropolitana através da Secretaria do Acampamento ou do Armazém do Campo BH (Av. Augusto de Lima, 2.136).

*Editado por Iris Pacheco
Fonte: http://www.mst.org.br/2018/07/30/acampamento-maria-da-conceicao-ira-erguer-mais-uma-escola-do-campo-na-regional-metropolitana.html