Vitória! STF SUSPENDE DESPEJO DE 120 FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO VILA MARIA EM BELO HORIZONTE, MG

Vitória! STF SUSPENDE DESPEJO DE 120 FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO VILA MARIA EM BELO HORIZONTE, MG.

Fotos: Coordenação da Ocupação Vila Maria, no Palmeiras, em Belo Horizonte, MG, às 7 horas do dia 21/7/2022.

Conquistamos no Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do despejo de 120 famílias da Ocupação Vila Maria, no Bairro Palmeiras, AO LADO do Parque Municipal Jacques Cousteau e do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, MG. A Defensoria Pública do estado de Minas Gerais (DPE-MG) recorreu judicialmente ao STF e o ministro André Mendonça suspendeu ontem à noite, dia 20/7/2022, o Despejo agendado para hoje, dia 21/7/22. Hoje, 21/7/22, às 7 horas, com a decisão do STF em mãos, o povo fez voltar de ré um batalhão de PMs fortemente armados, cavalaria, cães etc que fariam o despejo.  (Veja Vídeo abaixo).

https://www.youtube.com/shorts/hx289sqKh98

O ministro do STF decidiu que não pode haver despejo sem alternativa digna e prévia de moradia PARA TODAS AS FAMÍLIAS e decidiu que o despejo seria descumprimento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 828 do STF, que suspende os despejos no Brasil até 31/10/2022. Reafirmamos que a Ocupação Vila Maria NÃO ESTÁ DENTRO DO PARQUE JACQUES COUSTEAU conforme já demonstramos em videorreportagem.  Está ao lado do Parque e não dentro. A prefeitura de BH alegou que a Ocupação estaria dentro do Parque e isso induziu o juízo da 3ª Vara de Fazenda Municipal (no processo nº 5032326- 47.2022.8.13.0024) a mandar despejar. É preciso fazer uma perícia técnica judicial, que comprovará que a Ocupação não está dentro do Parque. É muito provável que a megaconstrutora Direcional S/A, que tem um imenso terreno ao lado já com alguns prédios, esteja fazendo forte lobby para que ocorra o despejo. A Direcional já dizimou nascentes na área ao lado do Parque Jacques Cousteau. Por que não pode se construir uma comunidade humilde ao lado do Parque Jacques Cousteau e ao lado do grande empreendimento da Direcional S/A? Há indícios de racismo institucional e estrutural na pressão infernal pró-despejo das mais de 120 famílias em extrema vulnerabilidade social.

Ao fundo, grande terreno e prédios da Construtora Direcional S/A.

Destacamos abaixo algumas partes da decisão do ministro André Mendonça do STF. “O despejo tinha sido determinado sem justificação ou inspeção judicial necessária à averiguação do número exato de famílias, o tempo de ocupação, as características das edificações e, inclusive, sem perícia sobre se a Ocupação está dentro ou fora do Parque. Em Ação Civil Pública pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais perante o Juízo da Vara Cível da Infância e Juventude da Capital foi deferido o pedido cautelar para que o ente municipal apresentasse plano de ação detalhado para a retirada de crianças e adolescentes, ficando impedido que crianças e adolescentes e respectivos genitores fossem retirados da ocupação.” O ministro do STF estendeu esta exigência para TODAS AS PESSOAS DA OCUPAÇÃO.

A PM informou que não tinha planejamento para a desocupação, pois não tinha sido realizado o cadastro das famílias que ali se encontram, nem mesmo estudo social ou sequer a previsão de reassentamento imediato. A reintegração de posse representaria violação aos direitos humanos, uma vez que os ocupantes dos imóveis são pessoas hipossuficientes, as quais tiveram sua situação agravada pela pandemia da Covid-19.

Ao lado direito, moradias com mais de 40 anos na Ocupação Vila Maria.

No caso de ocupação iniciada posteriormente ao início da pandemia (20/03/2020), o STF, embora tenha permitido a atuação do Poder Público, estabeleceu medidas voltadas a diminuir o impacto do desalojamento sobre pessoas em situação de vulnerabilidade durante a crise sanitária.”

A ausência de indicação inequívoca por parte do magistrado de primeiro grau, no sentido de que o mandado de despejo (reintegração) seja cumprido sem prejuízo da recondução de todas as pessoas vulneráveis ocupantes da área em disputa (não apenas crianças e adolescentes) a locais em condições dignas de habitação confere plausibilidade à tese autoral de que teria havido inobservância das diretrizes fixadas na ADPF 828, pois, repita-se, a remoção forçada de pessoas em ocupações posteriores a 20 de março de 2020, conquanto não esteja suspensa, deve observar as medidas mitigadoras fixadas por esta Corte, voltadas a diminuir o impacto do desalojamento sobre pessoas em situação de vulnerabilidade durante a atual crise.”

Com estas alegações, o ministro do STF decidiu suspender o despejo da Ocupação Vila Maria, em BH: “Defiro o pedido liminar, para suspender a eficácia da decisão reclamada, proferida no processo nº 5032326-47.2022.8.13.0024, em curso perante o Juízo da 3ª Vara da Fazenda Municipal da Comarca de Belo Horizonte/MG, ficando suspensa a ordem de reintegração de posse, até o julgamento de mérito desta reclamação.”

Reiteramos que todo despejo coletivo é uma desintegração de moradias, sonhos, histórias, memórias etc. Seguiremos lutando para conquistarmos Lei no Congresso Nacional que garanta definitivamente DESPEJO ZERO no campo e na cidade. Não é possível que os direitos sociais à terra e à moradia, garantidos pela Constituição Federal de 1988, continuem sendo violados e milhões de pessoas e famílias submetidas à pesadíssima cruz do aluguel, ou à humilhação que é sobreviver de favor ou nas ruas. Despejo Zero exigimos! Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito!

Obs.: Sábado, dia 23/7/22, às 10H00 faremos Culto Interreligioso para celebrarmos esta vitória da luta por moradia, um direito sagrado e constitucional.

Belo Horizonte, MG, 21 de julho de 2022.

Assinam esta nota:

Brigadas Populares

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG)

Movimento Luta Popular

Movimento de Organização de Base (MOB)

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

Movimento Popular de Libertação (MPL)

Obs.: Segue abaixo os 9 vídeos que Frei Gilvander Moreira gravou na Ocupação Vila Maria, no Palmeiras, em Belo Horizonte, MG.

1 – 120 famílias sem-teto ocupam área ociosa. Ocupação Vila Maria, Palmeiras, BH. Despejo, NÃO! Vídeo 1

2 – Violência e ilegalidades da Guarda Municipal da PBH na Ocupação Vila Maria,120 famílias, BH. Vídeo 2

3 – “A gente só quer um pedacinho de terra”: 120 famílias da Ocupação Vila Maria, em BH, MG – Vídeo 3

4 – “Após 7 anos na rua, idoso constrói barraco na Ocupação Vila Maria, em BH/MG”: 120 famílias -Vídeo 4

5 – PBH arranca cerca do Parque Jacques Cousteau em BH após 120 famílias ocuparem área ociosa. Vídeo 5

6 – Indígena Caiapó na Ocupação Vila Maria, em BH: 120 famílias sob risco de despejo. Vídeo 6 – 28/02/22

7 – Ocupação Vila Maria, BH/MG, está FORA do Parque e quem matou nascente foi a Direcional – Vídeo 7

8 – TJMG, ouça as 120 famílias da Ocupação Vila Maria, de BH/MG: Direcional matou nascente. Vídeo 8

9 – Povo da Ocupação Vila Maria (120 famílias sob despejo) CLAMA por apoio na Paróquia São Judas, BH/MG