Manifesto pela defesa e preservação do Parque Ecológico Chico Mendes, de Betim, MG, com vídeo e fotos

Manifesto pela defesa e preservação do Parque Ecológico Chico Mendes, de Betim, MG

Este manifesto é um apelo que nós, moradores da região do Imbiruçu, fazemos a todos os moradores da cidade de Betim, MG e a toda pessoa que ama a natureza.

O Parque Ecológico Chico Mendes fica na região do Imbiruçu, entre os bairros Jardim Perla e Vila São Caetano, no município de Betim, MG.

A criação do Parque Ecológico Chico Mendes começou a ser desenhada no ano de 1997. Na ocasião levou-se em consideração o desejo de todos nós, moradores da região, em ter uma área verde para usufruir e os princípios da recuperação do meio ambiente e da melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de Betim.

Somos os/as filhos/as do Parque Ecológico Chico Mendes e ele é a nossa mãe natureza!!! 

Com este espaço temos criado nossos filhos e filhas. Nossas crianças brincam com as árvores e aprenderam a amar cada uma delas. Sob as sombras das copas das árvores fazemos pic nic.

Catamos seus frutos para levar para casa, quando lá não temos nenhuma. Quantas vezes fomos pegar manga para fazer suco para nossas crianças. Colhemos feijão andu. O Parque Ecológico Chico Mendes é uma mãe que nos alimenta.

Em nossa juventude tínhamos as árvores como referências para marcar os encontros com nossos/as namorados/as.

Neste espaço fazemos ensaios fotográficos para comemorar datas festivas como aniversários de um ano, quinze anos, eventos especiais para nós e nossas famílias.

No dia 19 de janeiro de 2024 o Parque Ecológico Chico Mendes sofreu uma terrível ação de desmatamento, um crime socioambiental brutal. Perdemos mais de 50 árvores, muitas delas com mais de 50 anos foram cortadas e sacrificadas.

As árvores foram cortadas com autorização da Prefeitura municipal de Betim, sob comando do prefeito Medioli.

Uma de nossas crianças, ao ver aquela cena de destruição, diante aquele tanto de troncos no chão, nos disse: Uma árvore é uma vida. Você pode cortar a árvore e plantar outra, mas não será a mesma. Não terá a mesma história nem o mesmo significado. Esse cenário é igual a de um assassinato. Pessoas assassinaram as árvores.

Enquanto o mundo grita por socorro com as mudanças climáticas oriundas das ações perversas dos homens, queimadas, desmatamento, garimpo ilegal, destruição da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica e as minerações exacerbadas, em uma sociedade capitalista sob a idolatria do mercado, a prefeitura de Betim encontra-se na contramão da história de um povo de luta e da periferia.

Estão desmatando o Parque Ecológico Chico Mendes em uma APA (Área de Proteção Ambiental)!!! A nossa mãe natureza!!! 

Nós, o povo dessa região chora, é muita atrocidade, é desrespeito com a população destruir a única área ambiental que temos!

Se essa ação cruel tem como justificativa a construção de alguma obra de política pública, por favor!!! Temos muitos outros lugares para indicar!

Mas o governo em exercício na cidade de Betim é truculento! Não discute com a comunidade!

Queremos uma resposta urgente da Prefeitura de Betim!

A nossa luta vai continuar!

O Parque Ecológico Chico Mendes, resiste!

Convidamos a toda população a entrar nessa luta que é de todos/as nós!

Vale lembrar aqui das palavras do nosso querido Padre Vanildo: “Deus perdoa sempre, as pessoas às vezes, a natureza nunca!!!!”

Assina este Manifesto:

Grupo de moradores da Regional do Imbiruçu, de Betim, MG

Betim, MG, 27 de janeiro de 2024

Com apoio de Movimentos Sociais de Betim, de BH e RMBH, e de partidos de esquerda.