Empresa Localiza, TJMG e PM/MG preparam despejo de dezenas de pessoas da Ocupação Anyky Lyma, no centro de Belo Horizonte, MG: brutal injustiça!

Empresa Localiza, TJMG e PM/MG preparam despejo de dezenas de pessoas da Ocupação Anyky Lyma, no centro de Belo Horizonte, MG: brutal injustiça!

Casarão da Ocupação Anyky Lyma, no centro de Belo Horizonte, MG, com mais de 20 pessoas que estavam em situação de rua e para sair da situação de rua ocuparam o casarão abandonado.

Cadê o braço social do Estado e a responsabilidade social da megaempresa Localiza?

LOCALIZA RENT A CAR PREPARA DESPEJO DA POP RUA em Belo Horizonte.
A Ocupação Anyky Lyma, desde janeiro de 2021, composta por pessoas que estavam em situação de rua em plena pandemia e que por sobrevivência ocuparam um casarão abandonado na Rua Santa Catarina 435, no hipercentro de Belo Horizonte, MG, foi surpreendida com a notícia de que o despejo está marcado para o próximo dia 24/08/2021, sem nenhuma alternativa digna, serão jogados novamente nas ruas! O autor da ação de reintegração de posse é a gigantesca empresa Localiza Rent a Car.

Algumas das mais de 20 pessoas da Ocupação Anyky Lyma em uma das salas do Casarão da Localiza ocupado no centro de Belo Horizonte.

O conflito possessório está sendo mediado pela Mesa Estadual de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais que pediu à empresa Localiza um prazo para conseguir construir uma solução justa, considerando o grave contexto social em que vivemos, no que foi respondida pelos advogados: “O nosso cliente manifestou que não consente em suspender o trâmite processual, tendo em vista que a falta da posse do imóvel está causando grandes impactos de ordem financeira e de cronograma do projeto pretendido”. Após essa resposta foi agendada reunião nessa semana no 1° Batalhão de Polícia, onde foi agendada a data do despejo: 24 e agosto próximo (2021). Repudiamos com veemência esse despejo cruel. Não é possível que o melhor que os Poderes Judiciário, Executivos Estadual e Municipal e a empresa Localiza consigam chegar é o jogar novamente mais de vinte pessoas nas ruas, em plena pandemia.

Frei Gilvander visitando e fazendo reunião com as famílias da Ocupação Anyky Lyma.


Ressaltamos aqui decisões recentes onde o Poder Judiciário tem responsabilizado o Poder Público Municipal (processos 5041037752021.8.13.0024 e 50599994920218130024), condicionando o despejo ao mínimo constitucional de uma moradia adequada e prévia, e assim também esperamos, que nova decisão garanta direitos e suspenda o despejo que é sempre brutal e desintegrador de moradias, de sonhos, de histórias, de projetos de vida, é desumano, brutal!

Anyky Lyma, ativista travesti, homenageada pela Ocupação do Povo de Rua, no centro de Belo Horizonte.

Vejam quem exigiu judicialmente o despejo das famílias foi a  Localiza, dos empresários José Salim Mattar e Eugênio Mattar. José Salim Mattar Junior é o fundador da Localiza e dono de uma fortuna de 3,5 bilhões de reais, é um megaempresário brasileiro, ex-secretário de Desestatização do Governo Bolsonaro. José Salim Mattar é Presidente da Localiza, uma rede brasileira de lojas especializadas em aluguel de automóveis, atuante nas principais cidades e aeroportos do Brasil e também em diversos países da América Latina. A Localiza é considerada a maior empresa de aluguel de carros do Brasil e a mais valiosa do segmento no mundo.  Em 2019, Salim Mattar foi reconhecido como o quarto maior doador das eleições de 2018. Ele doou mais de 2,9 milhões de reais, distribuídos a 28 candidatos, incluindo o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni e Rodrigo Maia. Salim Mattar apoiou também o governador eleito de Minas Gerais Romeu Zema, do partido Novo. Sequencialmente, foi convidado, por Paulo Guedes, para assumir a secretaria de Privatizações do Governo Bolsonaro. O secretário de “Desestatização” Salim Mattar foi beneficiado com decreto de Bolsonaro que liberou abertura de empresas por considerar aluguel de veículos como atividade essencial.

Na Ocupação Anyky Lyma está também Edinho, ex-morador da Ocupação Vicentão, que, após fazer Acordo com o Governo de MG e Prefeitura de BH, desocupou o prédio, mas o Governo de MG não está honrando o Acordo e parou de pagar o Auxílio Moradia e não encaminhou moradia definitiva para mais de 200 famílias das Ocupações Vicentão, Carolina Maria de Jesus e Pedro Aleixo.

Seu irmão, Eugênio Mattar, irmão de ex-secretário do desgoverno Bolsonaro, foi quem mais recebeu recursos da União em 2020. Eugênio Mattar também é diretor da Localiza. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta o empresário Eugênio Mattar como o oitavo maior doador do pleito municipal em todo o país, atrás do irmão Salim Mattar, que aparece como o quinto maior doador. Eugênio Mattar aplicou 1,48 milhão de reais em candidaturas do Partido Novo em Minas Gerais. A maior Companhia de aluguel de veículos e gestão de frotas do país, Localiza, divulgou em Maio de 2021 que teve lucro líquido de R$ 482,3 milhões no primeiro trimestre, mais que o dobro do desempenho do mesmo período do ano passado. E apesar da grandiosidade dessa Empresa, não quiseram suspender o despejo conforme pedido pela Mesa de Diálogo do Estado de Minas Gerais, para que o poder público pudesse se responsabilizar em oferecer moradia adequada e digna e não jogar novamente as pessoas nas ruas.

Na Ocupação há várias crianças, mães e uma senhora cadeirante.

“Ninguém quer ajudar”. Poliana Pereira, de 35 anos, mora com a filha de três anos na ocupação Anyky Lyma. Ela conta que, assim como os demais ocupantes do casarão, está aflita com a decisão judicial, já que o grupo não tem para onde ir. Desempregada, ela relata que vive há cerca de seis meses no local, desde que perdeu o emprego e não teve mais como pagar o aluguel do barracão onde morava. Segundo Poliana, metade dos ocupantes do imóvel está na mesma situação. A outra porção já vivia na rua. “O despejo vai jogar todo mundo no passeio público. Ninguém tem pra onde ir. Estamos muito preocupados, sem dormir. Aqui tem família com criança. Tem também uma mulher cadeirante. Ninguém quer nos ajudar. A prefeitura não nos deu apoio. E a Localiza simplesmente nos ofereceu um caminhão para transportar nossas coisas. Mas eu quero saber para onde. Transporte para jogar nossas coisas no meio da rua?”, questiona a ocupante. 

Nos últimos anos tem crescido muito o número de pessoas em situação de rua nas de Belo Horizonte, como em todas capitais e grandes cidades brasileiras. Já são mais de 10 mil pessoas sobrevivendo nas ruas da capital mineira. Durante a pandemia vários casarões e pequenos prédios abandonados foram ocupados por pessoas em situação de rua no centro de Belo Horizonte. Os videorreportagens, abaixo, demonstram é muito melhor viver nas Ocupações em casarões e prédios abandonados do que nas ruas. Por tudo isso exigimos a suspensão do despejo já marcado para o dia 24 de agosto próximo (2021).

Assinam esta Nota Pública:

Movimento de Libertação Popular (MLP)

Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)

Brigadas Populares

Movimento de Organização de Base (MOB)

Resistência Alvinegra

Força Atleticana Revolucionária

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

Belo Horizonte, MG, 17 de agosto de 2021

Obs.: Os vídeos nos links, abaixo, ilustram o assunto tratado acima.

1 – TJMG e empresa LOCALIZA despejarão Ocupação de Irmãs/ãos de rua em BH: Violência! – Vídeo 1 -13/8/21

2 – TJMG + LOCALIZA + PBH despejando irmãos em situação de rua em Belo Horizonte. Vídeo 2 – 13/08/2021

3 – “Em BH, Localiza exigiu nosso despejo e só oferece caminhão para nos jogar na rua.” Vídeo 3 -13/8/21

4 – “Dormir na rua e acordar vivo é um milagre. Ajuda nós aí. Nos jogar na rua, em BH?” Vídeo 4 –13/8/21

5- “Por estarmos na rua ocupamos este casarão da Localiza aqui em BH. Aqui, ser humano! Vídeo 5–13/8/21

6 – “Ajuda nós termos moradia digna! Estou em situação de rua e já escrevi três livros.” Vídeo 6–13/8/21